Topo

Reinaldo Azevedo

MP pede suspensão de investigação contra Greenwald, caso ocorra

Reinaldo Azevedo

10/07/2019 18h11

O procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Lucas Furtado, pediu ao órgão que determine a imediata suspensão de toda e qualquer investigação sobre o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, até que fiquem claras as motivações para que ela ocorra.

Ele pede também que o TCU realize uma inspeção imediata no Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), já que o órgão, vinculado ao Ministério da Economia, não esclareceu se está ou não fiscalizando o profissional.

Greenwald está coordenando o trabalho de jornalistas do site e de outros parceiros que estão revelando diálogos do ministro Sergio Moro, da Justiça, com integrantes da Operação Lava Jato na época em que ele era juiz.

A investigação sobre ele, diz o tribunal de contas, teria sido pedida pela Polícia Federal, subordinada a Moro. E poderia configurar uma retaliação e um ataque à liberdade de imprensa.

O TCU tinha dado 24 horas para que o ministro Paulo Guedes, da Economia, e o Coaf esclarecessem se o jornalista estava ou não sendo fiscalizado. As respostas, divulgadas na terça (9), foram genéricas e não responderam objetivamente se a investigação existe e quais as justificativas para a medida, se ela estiver em andamento.(…)

Leia a íntegra da Coluna da Mônica Bergamo, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.