Topo

Reinaldo Azevedo

As perguntas que a covardia política de Bolsonaro o impede de responder

Reinaldo Azevedo

31/07/2019 07h22

"Você acredita em Comissão da Verdade? Qual foi a composição da Comissão da Verdade? Foram sete pessoas indicadas por quem? Pela Dilma".

A fala acima, como sabem, é de Jair Bolsonaro, presidente da República.

Com ela, pretende contestar as evidências factuais de que Fernando Santa Cruz Oliveira, pai de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, foi morto depois de preso nas dependências do DOI-CODI do Rio.

Esse Bolsonaro é mesmo curioso, não?

Quando o ministro Dias Toffoli suspendeu a investigação que atinge o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), conduzida pelo Ministério Público do Rio, não ocorreu ao "Mito" perguntar e responder:
"Quem indicou Dias Toffoli? Lula!"

E olhem que acho que o ministro tomou a decisão tecnicamente correta.

Quando seis ministros do Supremo decidiram manter Lula na cadeia contra o que dispõe a Constituição, não ocorreu a Bolsonaro perguntar:
"Quem indicou cinco dos seis ministros? Lula e Dilma!".

Para lembrar: o ex-presidente petista nomeou Cármen Lúcia, e Dilma responde pelos outros quatro: Edson Fachin, Rosa Weber, Roberto Barroso e Luiz Fux. O sexto voto favorável foi o de Alexandre de Moraes, uma indicação de Michel Temer.

Bolsonaro também não quis saber quem indicou Fux quando esse ministro permitiu que as duas ações penais que há contra o agora presidente no Supremo obedecessem à conveniência da defesa…

Em síntese: quando pessoas indicadas pelo petismo fazem o que Bolsonaro quer ou aprova, as decisões são corretas e técnicas. Se, no entanto, ele não gosta do que decidem, então é porque estão a serviço do socialismo…

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.