Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Pesquisa sobre drogas da Fiocruz é liberada após acordo com o governo

Reinaldo Azevedo

08/08/2019 16h26

A Advocacia Geral da União (AGU) fez um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz ) e o Ministério da Justiça, nesta quinta-feira, e liberou a divulgação do 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, pesquisa feita pela instituição ao custo de R$ 7 milhões e que ouviu mais de 16 mil brasileiros.

Um dos mais amplos estudos sobre drogas já feitos no país, o trabalho foi concluído no ano passado e, desde então, foi engavetado pelo governo sob a alegação de que não cumprira o edital que custeou o trabalho. O Ministério da Justiça reclamava que a Fiocruz não havia atendido a requisitos de metodologia previstos no contrato firmado com a pasta, em 2014. Em maio, o ministro Sergio Moro autorizou a divulgação do estudo, porém de forma independente, sem a chancela do governo.

A Fiocruz, no entanto, manteve a posição de que não violou os termos do edital e acionou a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Pública Federal, órgão vinculado à AGU, para que fizesse a mediação com o ministério.(…)

Por Audrey Furlanetto, em O Globo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo