Topo

Reinaldo Azevedo

Ex-delegado da PF, novo presidente da Funai tem histórico polêmico

Reinaldo Azevedo

08/08/2019 12h23

No começo deste ano, pai de 71 anos registrou B.O. contra o novo presidente da Funai por agressão e ameaça. À BBC, pai confirmou o ocorrido e disse desejar que filho seja investigado. Dias atrás, reportagem da BBC News Brasil mostrou que o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, foi rejeitado na avaliação psicológica de um dos concursos que prestou para a Polícia Federal. Seus examinadores consideraram que a personalidade de Marcelo não era adequada ao cargo – policiais não podem ser pessoas excessivamente agressivas ou impulsivas, segundo um profissional que organiza estas avaliações. (…)

Marcelo Augusto Xavier da Silva, 42 anos, é delegado da Polícia Federal. Ele entrou para a PF em 2008, depois de prestar dois concursos públicos. No primeiro, foi rejeitado na avaliação psicológica – mas passou no segundo. Quando era delegado, teve sua atuação contestada em duas investigações internas da corporação, e também foi afastado de uma operação de expulsão de invasores de uma terra indígena, por suspeitas de estar colaborando com os intrusos.

Ele tomou posse como presidente da Funai no fim de julho.

As investigações internas se devem ao fato de Marcelo ter instaurado um inquérito para investigar um desafeto – ex-marido de sua mulher à época – e por ter agredido verbalmente um procurador da República. (…)

Leia a íntegra no UOL.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.