Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

"Já falei que não existe CPMF", diz Bolsonaro sobre reforma tributária

Reinaldo Azevedo

09/08/2019 15h06

Perguntado nesta sexta-feira sobre o anúncio do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra , de que a equipe econômica do governo pretende criar um tributo sobre pagamentos da "mesma espécie" da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que já falou que "não existe CPMF", ao ser questionado se é favorável à proposta. Ele disse ainda que esse é um "ponto decisivo".

— Já falei que não existe CPMF, isso é ponto decisivo, tá? O que ele (Cintra) quer mexer… tudo proposta, não vai depois dizer lá na frente que eu recuei, tudo é proposta. Nós queremos facilitar o Imposto de Renda, aumentar a base, acabar com deduções, diminuir o imposto máximo de 27,5%, diminuir um pouco. Essa que é a ideia, facilitar — declarou, na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã.

Ele apontou como justificativa o fato de grande parte da população pagar imposto de renda e receber restituição.

— Pra que essa brutal democracia? — questionou, provavelmente querendo reclamar da burocracia. — E nós sabemos que, não são todos, muita gente arranja nota fiscal para justificar educação, saúde. A gente quer acabar com isso daí, simplificando. (…)

Por Gustavo Maia, em O Globo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo