Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Marcha das Margaridas se une a protesto de mulheres indígenas na Esplanada

Reinaldo Azevedo

14/08/2019 14h10

Trabalhadoras rurais e pescadoras se reuniram a mulheres indígenas na Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (14) em protesto para pressionar o governo Jair Bolsonaro (PSL).

O encontro marca o encerramento da 1ª marcha das Mulheres Indígenas, cujo mote é "Território: nosso corpo, nosso espírito", e o início da marcha das Margaridas, com o tema de "luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência."

A Polícia Militar estima a participação de 30 mil pessoas. Já os organizadores falam em 100 mil, de mais de 40 entidades de diferentes estados e países.

A marcha das indígenas foi organizada pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e teve até vaquinha para financiar a viagem dos indígenas para a capital federal —conseguiram arrecadar pouco mais de R$ 49 mil. Ela ocorre em meio ao Fórum Nacional de Mulheres Indígenas, de 9 a 14 de agosto.

Já a marcha das Margaridas, realizada desde 2000 a cada quatro anos, foi batizada em homenagem à sindicalista Maria Margarida Alves, assassinada em 1983. O evento é coordenado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). (…)

Por Júlia Zaremba, na Folha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo