Topo

Reinaldo Azevedo

Na Paraná, cadeia de presos da Lava Jato tem rebelião e agentes feridos

Reinaldo Azevedo

16/08/2019 18h40

Um início de rebelião aconteceu nesta manhã no CMP (Complexo Médico Penal), de Pinhais (PR), presídio que abriga os presos da Operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo Conselho da Comunidade de Curitiba, órgão vinculado à Justiça e responsável pela fiscalização de prisões, e depois confirmada pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública do Paraná).

De acordo com Ricardo Miranda, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, às 9h30, dois trabalhadores do Complexo Médico abriram a cela 306, na galeria 3, para prestar atendimento médico a um preso. A cela tem capacidade para seis presos. Miranda disse que abrigava nove. Parte desses presos tinha cortado uma cadeira de rodas usada no presídio e feito facas com o material dela.

Quando um agente penitenciário se aproximou, foi atacado e tomou três golpes. Ele recebeu atendimento médico no próprio Complexo Médico, mas teve que ser encaminhado ao hospital. O Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná) informou que ele passa bem.(…)

O agente que lhe dava apoio também foi atacado, mas não foi ferido gravemente. Ele também passa bem. Miranda afirmou também que, durante o ataque, presos de outras celas da galeria tentaram arrombar as portas dos locais onde estão presos. Não conseguiram e acabaram controlados. "A intenção era tomar a galeria inteira", ele disse.

"O motivo disso ainda não está claro. Os presos estão sendo ouvidos", complementou o sindicalista. "Os agentes também estão recebendo atendimento médico e psicológico." Miranda ainda criticou a superlotação do Complexo Médico. Segundo ele, a prisão tem capacidade para receber até 500 presos. Tem 972. (…)

Lava Jato não afetada

Os presos da Lava Jato estão hoje ocupando uma sala de um hospital do complexo. Muitos têm diploma de curso superior. Por isso, estão detidos em celas especiais, separadas das demais galerias. (…) Estão presos no CMP o ex-ministro José Dirceu, ex-presidente do Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, e o ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro.(…)

Por Vinícius Konschinski, no UOL.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.