Topo

Reinaldo Azevedo

RJ tem 194 mortos por intervenção policial, maior número mensal desde 1998

Reinaldo Azevedo

21/08/2019 18h47

Julho de 2019 foi o mês em que mais pessoas morreram em intervenções policiais no Estado do Rio desde 1998, quando a estatística começou a ser contabilizada. Foram 194, no total, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

O número equivale a mais de seis pessoas mortas por policiais por dia. Até então, o maior registro mensal era de agosto do ano passado, com 176. Em maio de 2019, o patamar foi semelhante: 171.(…)

Tecnicamente, as mortes em confrontos com a polícia são denominadas "morte por intervenção de agente do Estado", que ocorre durante a função policial. A denominação foi definida em portaria do Ministério da Segurança Pública no fim de 2018.

Anteriormente, no Rio, esse tipo de ocorrência era registrado como "auto de resistência", "homicídio decorrente de intervenção policial" e, no ano passado, chegou a ser chamado de "mortes por intervenção legal", termo que gerou polêmica.(…)

No G1.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.