Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Secretário de Cultura deixa cargo e diz que governo tenta impor censura

Reinaldo Azevedo

21/08/2019 18h12

Após a suspensão de um edital de projetos LGBT para TVs públicas, o Secretário especial de Cultura, Henrique Pires, anunciou que deixará o cargo por não admitir que o governo imponha "filtros" na cultura.

Pires comunicou o ministro Osmar Terra (Cidadania), a quem a secretaria é vinculada, sobre sua saída na noite de terça-feira (20). Em rápida conversa com a Folha no Palácio do Planalto, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, negou que haja censura.

"Não foi censura, eu estou aqui para resolver isso porque estava com problemas de trabalho", disse o ministro.

As informações divergem do relato feito por Pires à Folha. Segundo ele, a suspensão do edital foi apenas a "gota d'água" de uma série de tentativas do governo de impor censura em atividades culturais.

Ele disse que há oito meses vem tentando contornar diversas tentativas de cerceamento à liberdade de expressão.(…)

Por Talita Fernandes, na Folha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo