Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Everardo Maciel: Receita não deve jogar a rede para pescar irregularidade

Reinaldo Azevedo

22/08/2019 15h09

Secretário da Receita Federal de 1995 a 2002, Everardo Maciel é crítico da maneira como o órgão participa hoje de investigações como a Lava Jato.

Ele diz que a cooperação com investigadores tem ocorrido de maneira cada vez mais informal, o que pode resultar em abusos.

No último domingo (18), a Folha mostrou que, segundo mensagens obtidas pelo site The Intercept Brasil, a equipe da Lava Jato driblou a lei para ter acesso a dados da Receita.

Em um dos diálogos, de 2016, o procurador Deltan Dallagnol sugere que colegas peçam para o auditor Roberto Leonel "dar uma olhada informal" no Imposto de Renda do caseiro de um sítio frequentado pelo ex-presidente Lula.

Maciel, 72, diz que prefere não comentar especificamente o teor dessas mensagens. Mas afirma que o contato entre diferentes órgãos precisa ser completamente formalizado e que a Receita precisa esperar o fim de processos administrativos internos para alertar sobre a ocorrência de crimes.

Em entrevista à Folha, ele disse que há um risco de se criar "instâncias muito personalizadas, não republicanas".

Maciel também é favorável à decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que barrou em julho o uso, sem autorização judicial, de dados detalhados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) em investigações e processos.(…)

Leia íntegra da entrevista na Folha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo