Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Governo autoriza operação das Forças Armadas contra incêndios em Roraima

Reinaldo Azevedo

23/08/2019 18h22

O governo federal autorizou operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para que as Forças Armadas atuem no Estado de Roraima. O objetivo é que a medida seja estendida a todos os Estados da Amazônia Legal. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já havia afirmado que a "tendência" era que o governo acionasse tropas do Exército para auxiliar no combate aos incêndios na região amazônica. Um Diário Oficial da União extra será publicado ainda nesta sexta.

Como primeira ação, as Forças Armadas vão começar a atuar em Roraima com 2 aviões, que poderão despejar produtos para combater o fogo. Realizadas exclusivamente por ordem expressa do presidente, as missões de GLO ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em situações específicas. Este tipo de operação foi adotada, por exemplo, durante crises de segurança no Rio e durante a Olímpiada de 2016. A medida é adotada após pedidos dos Estados.(…)

Por Patrik Camporez e Tânia Monteiro, no Estadão.

P

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo