Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro e a borduna: ele se diz vítima ou ameaça com um golpe de estado

Reinaldo Azevedo

04/09/2019 08h10

O presidente Jair Bolsonaro recebeu reportagem da Folha para um café da manhã nesta terça. E foi, como posso dizer, mais Bolsonaro que nunca. Disse uma coisa intrigante. Leio no jornal:
O presidente afirmou que declarações polêmicas recentes, como a que tratou da morte do pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, na época da ditadura, são reações ao que chamou de "sacanagem" contra ele.

Afirmou que, apesar do que diz ter sofrido, não tomou nenhuma medida excepcional. "Se eu levantar a borduna, todo mundo vai atrás de mim e eu não fiz isso ainda", disse.

Comento
Não entendi. Se ele levantasse a borduna iriam "atrás" dele para segui-lo ou para persegui-lo?

Ele está se dizendo perseguido ou está sugerindo que poderia, se quisesse, dar um golpe de Estado — o que, convenham, não poderia?…

Não com apenas 12% de bolsominions convictos, segundo dados do Datafolha.

Mais: o "ainda" quer dizer o quê? É uma ameaça? Ele ainda pretende usar a "borduna"?

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.