Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro não tem autoridade funcional sobre torturadores, mas tem a moral

Reinaldo Azevedo

04/09/2019 16h31

Evidências da barbárie destes tempos se espalham. Ah, não! O presidente Jair Bolsonaro não exerce autoridade funcional sobre dois seguranças de supermercado que torturam um garoto que roubou um chocolate. Exerce autoridade moral.

Faz a defesa da tortura quando elege um notório torturador como seu herói privado ou quando bate boca com uma ex-chefe de Estado, como faz com Michelle Bachelet. Ao refutar uma afirmação feita pela alta comissária da ONU para direitos humanos sobre a violência policial no Brasil, defende um regime que torturava e matava prisioneiros, como o de Pinochet, e ataca seu pai, seviciado e morto pelo regime.

Leio no G1:
A Polícia Civil identificou, na tarde desta terça-feira (3), os dois seguranças que foram filmados torturando um adolescente de 17 anos que supostamente teria furtado um chocolate de um supermercado Ricoy, na Vila Joaniza, Zona Sul de São Paulo.

Os seguranças são Waldir Bispo dos Santos e Davi de Oliveira Fernandes, que são funcionários da KRP Valente Zeladoria Patrimonial, localizada em São Bernardo do Campo. A pena para um crime de tortura pode variar de 2 a 8 anos de prisão.

O jovem se apresentou para prestar depoimento na delegacia acompanhado do irmão também nesta terça-feira (3). O irmão do rapaz torturado afirmou que não tinha contato com o jovem havia cinco anos, mas que resolveu ajudá-lo depois da divulgação do vídeo.

"Eu vou levar ele pra morar comigo", afirmou o irmão. "Ele não vai voltar mais para aquele lugar, porque eu tenho certeza que se ele voltar para lá, vai sumir."

De acordo com o delegado responsável pelo caso, também existe a possibilidade de os seguranças terem usado o jovem como exemplo para outros moradores da região que costumam praticar pequenos furtos.

"Eu acredito que o intuito desses dois criminosos seria impingir um medo naquela comunidade que fica ali nas proximidades", disse o delegado Pedro Luis de Souza. "Não se justifica a barbaridade que foi cometida", completou.

O SP2 não conseguiu resposta da empresa KRP Zeladoria Valente Patrimonial. A Ricoy afirmou, por meio de nota, que "está chocado com a tortura sem sentido", afirmou ainda que os seguranças "não prestam mais serviços para o supermercado" e que já disponibilizou um assistente social para conversar com o jovem e com a família e que vai dar o suporte necessário.

RETOMO
Esse caso ganhou notoriedade. E é possível que tenha um desdobramento positivo, com a identificação, já feita, e a punição dos culpados.

Mas temos de ficar atentos para os sinais de que a barbárie se espalha por aí. Afinal, se a tortura e a truculência se banalizam no discurso de um líder político de inegável poder, a prática ganha a força do exemplo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.