Topo

Reinaldo Azevedo

Guedes como um “xucro”. E o “ingênuo” Moro é jogado, de novo, às traças

Reinaldo Azevedo

04/09/2019 08h08

Moro e Guedes — o ingênuo e o xucro — durante encontro com o então presidente eleito Jair Bolsonaro (Foto: Ian Cheibub-1º.nov.2018/Folhapress)

O presidente Jair Bolsonaro tem um modo singular de avaliar seus ministros. E, ora vejam, mais uma vez, puxa o tapete de Sergio Moro, reduzido a mero peão do seu jogo. Na Folha:

Bolsonaro disse que o ministro Paulo Guedes (Economia) era "chucro" politicamente, assim como o ministro da Justiça, Sergio Moro, um "ingênuo" até chegarem ao governo. Guedes foi citado no contexto sobre a relação do presidente com Moro, desgastada nas últimas semanas.

Segundo Bolsonaro, o ex-juiz federal não tinha "malícia" da política. Na sua avaliação, o nome de Moro não passaria hoje no Senado em uma indicação para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele voltou a elogiar o ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, como cotado para o Supremo. "O André é muito bom", disse.

A Folha questionou o presidente sobre as especulações em torno da possibilidade de Moro disputar a Presidência em 2022. "Já falamos, eu disse para ele que essa cadeira de super-homem é feita de kriptonita. Se quiser sentar, senta".

COMENTO
Para Moro, não sobrou nem o STF nem a vaga no Supremo.

Não deixa de ser curioso que ele visse Guedes como xucro ("chucro" e "xucro" são grafias admitidas; a segunda se tornou mais frequente entre nós). Isso faria supor um observador com excepcionais qualidades de negociador. Convenham: não é bem o caso.

De todo modo, registre-se: o ministro da Economia, de fato, é de uma espantosa inabilidade no trato da política.

Bolsonaro, no entanto, fala como se contasse hoje com a adesão quase unânime do povo a seu governo e lhe sobrasse tempo para admoestar auxiliares que ainda não descobriram o caminho da habilidade política.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.