Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Interino na PGR anuncia volta de grupo da Lava Jato que pedira afastamento

Reinaldo Azevedo

18/09/2019 13h14

Integrantes do grupo de trabalho da Operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR) vão retornar imediatamente às suas funções. O anúncio foi feito nesta quarta (18) pelo novo procurador-geral da República, Alcides Martins, que assumiu o cargo interinamente.

Seis procuradores da equipe haviam pedido demissão coletiva no apagar das luzes da gestão de Raquel Dodge por discordar da postura dela em relação à delação premiada do ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro.

Dodge enviou ao Supremo Tribunal Federal pedido para homologar 105 anexos da colaboração, mas requereu que outros quatro fossem arquivados, sob o argumento de que não foram apresentados pelo empresário indícios mínimos dos crimes apontados.

Os anexos se referiam a supostas irregularidades cometidas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de um irmão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Humberto Martins e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro.

Segundo o jornal O Globo, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, atendeu o pedido de Dodge e homologou a delação de Pinheiro com essas quatro sugestões de arquivamento.

Rodrigo Maia foi a única autoridade do Congresso a comparecer a passagem de cargo de Dodge para o interino nesta quarta-feira. Martins permanece no cargo até que Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, seja sabatinado e depois aprovado em votação no Senado, o que deve ocorrer na próxima semana.(…)

Na Folha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo