Topo

Reinaldo Azevedo

Diretor de Direito da UFF pele liminar para manifestação crítica a Moro

Reinaldo Azevedo

23/09/2019 14h18

O diretor da Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), Wilson Madeira Filho, apresentou à Justiça um mandado de segurança com pedido de liminar para garantir a realização de um ato contra o juiz Sergio Moro nas dependências da escola. O evento está marcado para esta segunda (23), às 19 horas, no salão nobre da faculdade.

Na semana passada, a reitoria da universidade enviou ofício a Madeira Filho determinando que ele suspendesse o ato #Moromente. A UFF atendeu a um pedido do MEC, comandado pelo ministro Abraham Weintraub, aliado de Moro no governo de Jair Bolsonaro.

Na peça jurídica, Madeira Filho define o ato da reitoria como de "manifesta ilegalidade, abuso de poder e desvio de finalidade".

O diretor assina o pedido junto com a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), que organiza o ato, e com a ADUFF (Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense).

Na peça, eles invocam decisão do STF que liberou as manifestações nas universidades. Segundo os magistrados, sempre que houver, "em qualquer espaço", medidas na qual "se imponham algemas à liberdade de manifestação há nulidade a ser desfeita".(…)

Leia a íntegra na coluna da Mônica Bergamo, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.