Topo

Reinaldo Azevedo

Procurador da Lava Jato no Rio quer que Mendes, a vítima, peça desculpas

Reinaldo Azevedo

02/10/2019 17h53

O procurador da República, Almir Teubl Sanches. Foto: Tomáz Silva, Agência Brasil.

Ainda voltarei a este assunto. Mas o fato é que o procurador Almir Sanches, da lava Jato no Rio, quer que a vítima peça desculpas. É um despropósito.

A investigação que tinha o tal Canal como alvo começou em dezembro de 2018?

Bem, está demonstrado que Detan Dallagnol (ver post anterior) apelou muito antes à Receita para investigar informalmente ministros do Supremo (veja post anterior). Leiam o que informa a Folha:

O procurador Almir Sanches, da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, afirmou esperar, após a prisão do auditor fiscal Marco Aurelio da Silva Canal, uma retratação do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Preso nesta quinta-feira (2) sob suspeita de cobrar propina a investigados da Lava Jato, Canal foi o pivô da discussão pública entre o ministro e os procuradores do Rio, ocorrida em fevereiro.

Gilmar apontou Canal como o responsável pela produção de dossiês contra ele e sua mulher e outras 133 autoridades. Ele era supervisor nacional da Equipe Especial de Programação da Lava Jato, setor responsável por aplicar multas aos acusados por sonegação fiscal. Ele não atuava nas investigações, mas nas autuações contra os alvos após as operações.(…)

"Sei que houve abuso por parte da Receita, e a Receita sabe que houve abuso nesse caso. Mas tenho curiosidade de saber quem mandou a Receita fazer [a investigação]. O que se sabe é que quem coordenou essa operação é um sujeito de nome Marco Aurélio da Silva Canal, chefe de programação da Lava Jato do Rio de Janeiro. Portanto, isso explica um pouco esse tipo de operação e o baixo nível. Às vezes, querem atingir fazendo esse tipo de coisa. Estão incomodados com o quê? Com algum habeas corpus que eu tenha concedido na Lava Jato?", afirmou o ministro em junho à GloboNews.(…)

As críticas de Gilmar foram feitas após a revelação de que a Receita havia aberto um procedimento para identificar supostos "focos de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio ou tráfico de influência" do magistrado e de sua mulher, Guiomar Mendes.(…)

 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.