Topo

Reinaldo Azevedo

STF deve decidir se autoriza ou veta investigação sobre advogados de Adélio

Reinaldo Azevedo

02/10/2019 20h15

O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) deve deixar para o STF (Supremo Tribunal Federal) a decisão sobre autorizar ou não investigações em documentos e equipamentos recolhidos com advogados de Adélio Bispo de Oliveira, o autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PSL) no ano passado.

Em julgamento realizado nesta quarta-feira (2), a 2ª Seção do TRF-1 formou maioria para remeter a ação ao Supremo, com quatro votos favoráveis. A votação foi suspensa após o pedido de vista de uma desembargadora, e não há data prevista para retomada da análise.

Os magistrados decidem neste caso se a Polícia Federal deve ter permissão para periciar um celular e outros materiais apreendidos no escritório do advogado Zanone Manuel de Oliveira, que defende Adélio.

O autor do crime, que foi considerado inimputável, está preso desde o atentado, cometido em setembro de 2018, durante um ato de campanha do então presidenciável em Juiz de Fora (MG).

A investigação nos materiais apreendidos com Zanone foi suspensa após a Justiça acatar um pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sob o argumento de que vasculhar as informações do advogado violaria o sigilo profissional dele, garantido pela Constituição.

Nesta quarta, ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que a liberação da perícia ajudaria a elucidar o episódio. O presidente e seus advogados discordam da tese de que Adélio tenha agido sozinho e insistem no pedido de que as investigações da PF sejam aprofundadas.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.