Topo

Reinaldo Azevedo

Vídeo mostra encontro de analista da receita e delator da Lava Jato

Reinaldo Azevedo

03/10/2019 13h20

Imagens do circuito interno de segurança de restaurantes no Rio de Janeiro captaram os encontros do analista tributário da Receita, Marcial Pereira de Souza, com Ricardo Siqueira Rodrigues, réu da Operação Rizoma, desdobramento da Lava Jato. Segundo acusação do Ministério Público, foi nestas ocasiões que o servidor cobrou propina do delator para suspender investigações no Fisco.

Marcial Pereira foi preso nesta quarta, 2, na Operação Armadeira, que mirou atuação de organização criminosa no seio da Receita Federal que extorquia investigados da Lava Jato.

As imagens mostram Marcial Pereira e Ricardo Rodrigues entrando juntos em um restaurante no Rio nos dias 5, 9 e 17 de novembro — à época, o analista havia acertado que o recebimento de 50 mil euros mensais para barrar fiscalização da Receita relativa a movimentações financeiras do delator realizadas entre 2009 e 2016.

O encontro do dia 9 de novembro, aliás, estava agendado para o dia anterior, mas foi remarcado após a deflagração da Operação Furna da Onça, que levou a Polícia Federal às portas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em ação contra corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos. Por "temores em encontrar alguma autoridade" no aeroporto Santos Dumont, o almoço ficou para o dia seguinte.(…)

Veja o vídeo e a íntegra da matéria do Estadão.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.