Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Debate sobre cessão onerosa atrapalha votação da Previdência, diz relator

Reinaldo Azevedo

08/10/2019 14h17

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da reforma da Previdência no Senado, disse nesta terça-feira (8) que as discussões sobre cessão onerosa estão "atrapalhando" a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC).

Alguns senadores têm condicionado a votação da reforma da Previdência ao andamento de pautas do pacto federativo, entre elas a cessão onerosa.

Uma PEC que trata da divisão de recursos do megaleilão do pré-sal, marcado para 6 de novembro, já foi aprovada no Senado, mas ainda tramita na Câmara. Pelo texto aprovado pelos senadores, estados e municípios ficarão com 30% dos recursos – sendo metade para cada – e o Rio de Janeiro, estado produtor, com mais 3%.

A divisão segue critérios do Fundo de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM), que beneficia estados do Norte e do Nordeste, com menor renda per capita. A divisão tem desagradado parlamentares do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

"Eu acho que está atrapalhando. Acho que a Previdência é uma prioridade absoluta, não só do ponto de vista econômico, mas também em consideração à opinião pública, ao povo brasileiro que está todo nessa expectativa. Adiar essa votação em função de outros interesses, que possam até ser importantes, mas não são impeditivos", afirmou.(…)

No G1.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo