Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Bivar controla o PSL com três filhos no diretório nacional

Reinaldo Azevedo

16/10/2019 17h24

Na mira de aliados do presidente Jair Bolsonaro, o dirigente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), é apontado por correligionários como um controlador da máquina partidária pelo "voto de cabresto". Opositores internos afirmam que Bivar exerce domínio ferrenho sobre o diretório nacional, composto de 101 titulares, para o qual garantiu a eleição de três dos seus filhos: Sérgio, Cristiano e Luciano. A presença do trio, que não recebe salário pelo cargo, causa incômodo em quem reprova a condução do partido por Bivar, criticado por beneficiar seus parentes. Problema semelhante tem o presidente Jair Bolsonaro, também questionado por privilegiar os filhos.(…)

As relações familiares já levaram a investigações contra Luciano Bivar. O Ministério Público de Pernambuco apura um gasto de R$ 250 mil do fundo eleitoral em 2018 com a empresa de seu filho Cristiano Bivar, a Nox Entretenimentos. Cristiano, que integra o diretório, também teria sido favorecido em outra frente. O diretório do PSL no Recife aluga salas de outra empresa dele, a Mitra Participações. Homônimo do pai e irmão de Cristiano, Luciano também é sócio da Mitra. Procurados pelo GLOBO, Bivar e os filhos não retornaram.(…)

Em O Globo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Reinaldo Azevedo