Topo

Reinaldo Azevedo

Diálogo ríspido no STF: Toffoli pede respeito; Barroso fala em deselegância

Reinaldo Azevedo

16/10/2019 16h54

O julgamento de uma ação contra resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que trata da prestação de contas partidárias provocou um desentendimento nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes votava e era constantemente interrompido por Luís Roberto Barroso, que expunha um entendimento diferente. O presidente da Corte, Dias Toffoli, pediu então que Barroso respeitasse os colegas. Barroso respondeu dizendo que Toffoli estava sendo deselegante.(…)

— Essa crença de que dinheiro público é dinheiro de ninguém é que atrasa o país — disse Barroso.

—  Essa crença de que o Supremo Tribunal Federal pode fazer o que bem entende desrespeitando a legislação também atrasa o país — respondeu Moraes.

— Mas a Constituição diz expressamente que há o dever de prestar contas — devolveu Barroso.

O presidente da Corte, Dias Toffoli, interveio.(…)

Por André de Souza, em O Globo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.