Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Óleo na praia: "não julgávamos necessário" usar Exército, diz ministro

Reinaldo Azevedo

22/10/2019 19h30

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, declarou na manhã desta terça-feira (22) que o Exército não atuou antes na limpeza das praias atingidas por óleo porque a avaliação era de que não havia necessidade. As manchas, espalhadas por todos os estados do Nordeste, foram avistadas pela primeira vez em 30 de agosto, na Paraíba.

Desde então, 900 toneladas de petróleo foram recolhidas das praias por mutirões que contaram com ajuda de voluntários.

"Não julgávamos ser necessário, mas, quando foi preciso, nós empregamos o Exército", disse o ministro.

Questionado durante visita a Pernambuco sobre por que o governo federal ainda não havia se mobilizado efetivamente, Silva afirmou que o esforço é coletivo. "Não é só responsabilidade das Forças Armadas", disse.(…)

Por João Valadares, na Folha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Reinaldo Azevedo