Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Governo fecha acordo com líderes do Senado para destravar Previdência

Reinaldo Azevedo

23/10/2019 13h28

O governo fechou um acordo com líderes do Senado para destravar a votação da reforma da Previdência nesta quarta-feira (23).

Na noite desta terça (22), o PT apresentou uma sugestão de alteração na proposta, que gerou um impasse na Casa e levou ao adiamento da votação.

O texto-base da reforma foi aprovado em segundo turno, por 60 votos a 19, mas agora o plenário ainda precisa analisar dois destaques —votações de trechos específicos e que podem alterar o projeto— para que a proposta tenha o aval final do Congresso.

A reestruturação das regras de aposentadorias e pensões deve afetar mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores da iniciativa privada que já estão na ativa e servidores públicos federais.

Um desses destaques é do senador Paulo Paim (PT-RS), que busca abrir uma brecha para que haja regras especiais de aposentadoria em caso de trabalho com grau de periculosidade. Esse é um pleito de parlamentares ligados a vigilantes e guardas-noturnos.

Em reunião com Paim e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o governo mudou de posição e decidiu apoiar a proposta do petista.

Em troca, será apresentado um projeto de lei para que sejam definidos os critérios para concessão de aposentadoria especial em caso de profissões perigosas. A ideia é deixar claro quais categorias se enquadrariam nesse grupo.(…)

Por Thiago Resende, na Folha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Reinaldo Azevedo