Topo

Reinaldo Azevedo

FATO: TRF-4 se mostra especialmente rápido quando se trata de julgar Lula!

Reinaldo Azevedo

29/10/2019 07h16

Lula: ex-presidente parece despertar no TRF-4 eficiência muito particular (Foto Cristiano Mattos/ Futura Press)

Não fossem as excepcionalidades todas que já marcam a condenação de Lula, levantamento rigoroso feito pela Folha evidencia que o TRF-4 parece ser tomado por eficiência muito particular quando se trata de julgar o ex-presidente.

O petista não é um preso político em sentido convencional, mas é um preso da política praticada pelo lava-jatismo. Negá-lo chega a ser constrangedor, ridículo. Leiam o que informa Wálter Nunes, José Marques e Daniel Mariani na Folha:
*
O processo do sítio de Atibaia (SP), cujo principal réu é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um período inicial de tramitação no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mais rápido que o de 85% dos casos da oitava turma da corte, responsável pelos processos da Lava Jato.

O recurso que envolve o petista levou 71 dias entre o momento em que foi protocolado e o fim da elaboração do voto do juiz relator.
(…)
O levantamento foi feito pela Folha com base em 993 processos que corriam este ano na turma e que foram liberados pelo relator para a revisão —ou seja, nos quais o voto já havia sido concluído.
(…)
Os dados de todos os processos que tramitavam nas turmas criminais do TRF-4 em 15 de maio deste ano foram informados pelo próprio tribunal no dia 30 de setembro à defesa de Lula.

Em uma análise mais ampla, contando os processos da oitava turma que nem sequer tiveram o voto do relator concluído, o processo do sítio foi mais célere que 91% das 1.702 ações.

O TRF-4 é o tribunal que analisa os recursos a decisões da Justiça Federal de 1ª instância nos estados da região Sul, inclusive os da Lava Jato em Curitiba.
(…)

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.