Topo

Reinaldo Azevedo

Chefe da Lava Jato em SP diz que Bolsonaro não pode acionar Polícia Federal

Reinaldo Azevedo

30/10/2019 16h44

A Procuradora da República Janice Ascari, que comanda a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo, afirmou na manhã desta quarta, 30, que o presidente Jair Bolsonaro 'não tem poderes' para determinar que Polícia ou o Ministério Público realizem diligências em investigações. O comentário se deu em resposta à afirmação do presidente de que acionará o ministro da Justiça, Sergio Moro, para que Polícia Federal interrogue o porteiro que citou seu nome durante a investigação do caso Marielle.

A colocação da procuradora foi feita em seu perfil no twitter. "O Presidente da República não tem poderes para determinar à Polícia ou ao MP (que é o único destinatário do inquérito policial) a realização de diligências para a condução de uma investigação criminal", escreveu.

Ao sair do hotel onde está hospedado, em Riad, na Arábia Saudita, o presidente afirmou: "Estou conversando com o ministro da Justiça para a gente tomar, via Polícia Federal, um novo depoimento desse porteiro pela PF para esclarecer de vez esse fato, de modo que esse fantasma que querem colocar no meu colo como possível mentor da morte de Marielle seja enterrado de vez". (…)

Por Paulo Roberto Netto e Pepita Ortega, no Estadão.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.