Topo

Reinaldo Azevedo

Não há prova que ligue sítio à Petrobras. Ou: Lula não sabe cobrar propina?

Reinaldo Azevedo

27/11/2019 22h22

Há provas, sim, de que o sítio recebeu benefícios de empreiteiras. Há evidências de que Lula e sua família eram frequentadores habituais do local, mas atenção!: não há nenhuma prova que ligue os recursos empregados na reforma do sítio a contratos que as empreiteiras mantinham com a Petrobras. Até porque, na soma, a Odebrecht, a OAS e a Shahin teriam desembolsado R$ 1 milhão! Só para lembrar: a reforma do tal apartamento teria ficado em R$ 1,1 milhão.

Será mesmo que esses valores seriam uma fração, paga a título de propina ao ex-presidente, para que contratos bilionários fossem mantidos com a estatal? Há uma proporção nas coisas. Respondam vocês mesmos. Tanto o caso do sítio como o do apartamento de Guarujá não deveriam ter passado pela 13ª Vara Federal de Curitiba, para onde seguiam as investigações que diziam respeito à Petrobras.

Pelo visto, Lula teria organizado, segundo o MPF, o maior esquema de corrupção da Terra, mas era fraquinho na hora de cobrar propina. Lembram-se do Powerpoint de Deltan Dallagnol? O petista estaria no centro de uma organização formidável. Mas na hora de receber o capilé, no entanto, era modesto… Isso deveria servir para caracterizar o ridículo. Mas, por óbvio, não serve porque, neste longo inverno, a Justiça se tornou um braço da política.

Leia mais aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.