Topo

Reinaldo Azevedo

Em audiência pública do STF, partidos se dizem contra candidaturas avulsas

Reinaldo Azevedo

10/12/2019 10h05

Dos 12 partidos que participaram de uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (9) no STF (Supremo Tribunal Federal) para debater a possibilidade de candidatos sem partido disputarem eleições, 11 foram contrários a uma mudança promovida pelo Judiciário.

Representantes da Câmara dos Deputados e do Senado também foram contrários e defenderam a separação dos Poderes.

Participaram do evento representantes de PT, MDB, PROS, DEM, PSDB, Solidariedade, PL, PMN, PSD, Novo, Republicanos e Rede —somente esta última disse ver na atuação do Supremo uma abertura para "experimentações".

A audiência pública foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator de um processo que discute o assunto. Ao final da audiência, Barroso disse que pretende liberar o processo no primeiro semestre de 2020. A data de julgamento em plenário precisa ser marcada pelo presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.