PUBLICIDADE
Topo

Trump paralisa órgão que soluciona disputas na OMC; Brasil é prejudicado

Reinaldo Azevedo

10/12/2019 11h03

Nesta quarta-feira (11), deve deixar de funcionar o mecanismo mais eficiente da OMC (Organização Mundial de Comércio), o seu órgão de apelação. Sendo assim, acelera-se o enfraquecimento da organização que é a principal reguladora das disputas comerciais no mundo.

Nesta segunda (9), os EUA rejeitaram um acordo proposto pelo conselho geral da OMC que faria reformas no órgão e permitiria que ele continuasse a funcionar.

De acordo com o embaixador americano na OMC, Dennis Shea, os outros membros não abordaram as preocupações do governo de Donald Trump, que acusa o órgão de extrapolar as suas funções e fazer ativismo judicial, ao interpretar e não apenas seguir as regras da OMC.

Para o Brasil, que depende da OMC para conter subsídios agrícolas em outros países e tem questionamentos que poderiam ser julgados, a paralisação é uma péssima notícia.

Nos últimos dois anos, o governo Trump vem bloqueando a nomeação de juízes para o órgão de apelação, que funciona como um tribunal de recursos para os países que perdem disputas comerciais nos painéis da OMC. (…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Reinaldo Azevedo