Topo

Reinaldo Azevedo

Collor X Lula em 1989: 30 anos ou 300 nesta terça? Ou é o Dia da Marmota?

Reinaldo Azevedo

17/12/2019 06h48

Manchete de página do Estadão no dia do segundo turno da eleição presidencial de 1989

Faz 30 anos hoje que Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva disputaram o segundo turno da primeira eleição direta para a Presidência depois da ditadura militar instaurada em 1964.

Escrevo um artigo a respeito na edição de hoje da Folha. Segue trecho:
*
"Parece que foi ontem, mas faz 30 anos nesta terça-feira (17). Tantos foram os eventos posteriores que poderiam ser 300. E, no entanto, de algum modo, estamos presos àqueles mesmos embates, reféns de atrasos opostos, porém combinados, que se esforçam para nos condenar à rabeira do mundo.

Vejam o desastre protagonizado por Ricardo Salles na COP 25 se querem uma dimensão da estupidez passadista no presente.
(…)
E houve naquele dezembro de 1989 o evento que entra como um emblema do passado que não quer passar. No dia 11 de dezembro, uma turma ligada ao MIR, grupo de extrema esquerda chileno, sequestrou o empresário Abílio Diniz. A polícia chegou aos criminosos e libertou o refém no dia 16, véspera da eleição.

No domingo, 17, com os eleitores caminhando para as urnas, lá estava a manchete de página do Estadão: "Fleury diz ter encontrado material do PT".
(…)
Íntegra aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.