Topo

Reinaldo Azevedo

BOLSONARO CONTRA OS MILITARES 3: “Desconvite” a dirigentes de Venezuela e Cuba é irrelevante e só serve à demagogia

Reinaldo Azevedo

17/12/2018 08h28

Que se destaque o óbvio: em política externa, em situações assim, o convite não é dirigido a pessoas, mas a chefes de governo. Bolsonaro não está chamando amigos para bater papo em sua casa. Até que o povo venezuelano e o povo cubano não deponham seus respectivos governantes, segundo as lutas e a pauta política que lhes são próprias, não cabe ao presidente brasileiro hostilizar seus representantes em fóruns e eventos internacionais. Trata-se de uma formalidade, de que as relações exteriores também são feitas. Dados os eventos recentes envolvendo Venezuela e Cuba, era pouco provável que Maduro e Díaz-Canel se dispusessem a comparecer. Assim, o, digamos, "desconvite" é feito a quem já não viria. Serve, portanto, à demagogia e nada mais.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.