Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro já se tornou uma aberração moral e uma monstruosidade ética; cuidado com as suas crianças; o homem está à solta; protejam-nas

Reinaldo Azevedo

23/07/2018 07h55

Partidário do PSL posa diante de cartaz de Bolsonário durante a convenção do partido. Foto: Ricardo Moraes, Reuters

Jair Messias Bolsonaro, em seu discurso, negou que seja um, digamos, messiânico. Mas não resistiu. Disse que quem prometeu dar a vida pela pátria poderia dá-la também para presidir o Brasil. O mais próximo de uma guerra que ele lutou foi uma prisão por indisciplina quando estava na ativa. Não! Não dá para aceitar calado. Aquele que espalha a cultura da violência entre crianças, ainda que sob o pretexto defensivo, não é exatamente um postulante a um cargo público. É uma aberração moral e uma monstruosidade ética.

Vale dizer: o conteúdo que ele expressa, depois de filtrar a realidade, apela ao grotesco, ao violento, aos símbolos da morte. E aí está a deformação moral. As relações públicas que estimula incentivam o confronto, a intolerância, a barbárie. Daí a monstruosidade ética. E, como é visível, ele se diverte em excitar o pior de cada um. Na cola das baixarias produzidas por Donald Trump em sua campanha — o futuro impichado da Presidência dos EUA —, também o nosso troglodita resolve corrigir a boçalidade de hoje com a de amanhã, que será superada pela do dia seguinte. Assim ele garante sua presença no noticiário. Ainda que este lhe seja negativo, tudo bem! Isso serve para alimentar os seus furiosos nas redes sociais, que, então, atacam "a mídia", que promoveria uma perseguição contra seu pensador.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.