Topo

Reinaldo Azevedo

ELEIÇÃO NO CONGRESSO 10: Onyx tem um candidato difícil de emplacar; presidente de cada Casa precisa de metade mais um do total

Reinaldo Azevedo

01/02/2019 07h47

O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) não desiste, no entanto, se sua intenção. Câmara e Senado elegem seus respectivos presidentes por maioria absoluta: metade mais um do total de parlamentares. Na Câmara, não havendo um vitorioso em primeiro escrutínio, procede-se a um segundo turno entre os dois mais votados — a expectativa é que Rodrigo Maia vença na primeira rodada. No Senado, serão necessários 41 votos para eleger o presidente, embora o Artigo 60 do Regimento Interno dê a entender que bastaria maioria simples. A mesa interpretou o texto e bateu o martelo. A esperança de Onyx é que a fragmentação de votos tire a presidência de Renan, embora não esteja claro o procedimento caso ninguém consiga os 41 na primeira votação. Não deve haver segundo turno com os dois mais votados. Se ninguém retirar a candidatura, parece que se vai repetir a votação até que se chegue à metade mais um. Renan é o favorito, e Bolsonaro fez bem em telefonar pra ele. É presidente da República. Não pode se comportar como chefe de milícia — nesse caso, ideológica. Ele tem as reformas pela frente.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.