Topo

Reinaldo Azevedo

FACES DE BATTISTI 2: A bola já estava cantada: ou era a tentativa de fuga ou o resto da vida numa cadeia na Itália. Adivinhem...

Reinaldo Azevedo

17/12/2018 08h02

A defesa de Cesare Battisti já havia entrado com habeas corpus preventivo para evitar a extradição. O ministro Luiz Fux concedeu uma liminar e remeteu a questão para decisão do pleno do tribunal. No dia 13 passado, o ministro cassou a própria liminar — ele é um especialista nessa arte — e determinou a prisão de Battisti, deixando-o à disposição da Presidência para eventual extradição. E o presidente Temer mandou extraditá-lo. A defesa, claro!, havia recorrido da decisão de Fux. Ocorre que, desde a prisão, o italiano tinha razões para desconfiar de que ele estava entre duas alternativas: tentar fugir e morrer na cadeia, na Itália, onde está condenado à prisão perpétua. A menos que haja alguma novidade no tribunal, e não se vislumbra caminho, acho que fica valendo a tentativa de fuga.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.