Topo

Reinaldo Azevedo

Haddad sobre Constituinte: “Nós revimos nosso posicionamento” Mesmo respondendo a pergunta errada sobre Dirceu, evidenciou discordância

Reinaldo Azevedo

09/10/2018 07h52

Afirmou Haddad sobre a Constituinte: "Nós revimos o nosso posicionamento. Nós vamos fazer as reformas devidas por emenda constitucional. Quais delas? A primeira é a reforma tributária. No Brasil, quem sustenta o Estado é o pobre. (…) Quem paga mais imposto proporcionalmente é o pobre, e os muito ricos não pagam absolutamente nada. (…)" Sobre Dirceu: "O ex-ministro não participa da minha campanha, não participará do meu governo, e eu discordo da formulação dessa frase. Para mim, a democracia está sempre em primeiro lugar". Embora a alegada ameaça de Dirceu não tenha existido, não cabe, com efeito, a distinção entre "tomar o poder" e "ganhar eleição". O erro acabou servindo para ele também afastar qualquer tentativa de golpe, aí à esquerda.

A sinceridade de um e a de outro vão ser testadas quando um deles chegar ao poder, e o outro estiver na oposição. A entrevista serviu para que ambos dissessem que não estão dispostos a fraudar as regras do jogo. Cabe agora ao eleitor julgar a credibilidade da palavra de cada um nesse particular — caso, claro, considere que esse papo de democracia tem alguma importância.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.