Topo

Reinaldo Azevedo

LIVE 2: Presidente eleito cola até no discurso ogro de Trump e faz de conta que a imigração é um problema relevante no Brasil. E não é!

Reinaldo Azevedo

19/12/2018 07h01

Aí o presidente eleito do Brasil fez de conta que estava nos EUA, assediado pela imigração dos latinos, ou na Europa, destinação principal dos deserdados do mundo e afirmou:
"Todo mundo sabe o que está acontecendo com a França. Está simplesmente insuportável viver em alguns locais da França. E a tendência é aumentar a intolerância. Os que foram para lá, o povo francês acolheu da melhor maneira possível. Mas vocês sabem da história dessa gente, né? Eles têm algo dentro de si que não abandonam as suas raízes e querem fazer valer a sua cultura, os seus direitos lá de trás, e os seus privilégios."

É tanta bobagem reunida em tão poucas palavras que é quase impossível comentar. Pra começo de conversa, é falso que todo mundo saiba o que acontece na França. Bolsonaro, por exemplo, não sabe. A crise dos tais "coletes amarelos" nada tem a ver com a imigração de origem árabe. O presidente eleito do Brasil é tão primitivo e cru nesses assuntos que, não fosse a sua brutalidade retórica e a de seguidores na Internet, seria o caso de se apiedar: a piedade que temos diante da ignorância.

Dizer o que a este pobre-coitado intelectual? Recomendar-lhe que leia "O Estrangeiro", de Albert Camus, que faz um homem se sentir um forasteiro na Argélia — onde nasceu o próprio autor —, então uma colônia francesa? Mas isso seria, convenham, exagerar com Bolsonaro, um homem simples. Vamos combinar: ele tem pinta de quem não lê nem embalagem de produtos de limpeza quando nada mais o socorre no trono do banheiro…
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.