Topo

Reinaldo Azevedo

"LIVE" MUITO LOUCA 4: É mentira! Inexiste solução de força no Acordo de Paris. E os números sobre reflorestamento

Reinaldo Azevedo

13/12/2018 07h56

Vamos fazer o que Bolsonaro não faz: botar números. O Brasil se comprometeu a reflorestar 12 milhões de hectares, área que corresponderia à metade do Estado de São Paulo — ou a 2,8 estados do Rio. Se ele quer impressionar a audiência, deveria usar Sergipe como exemplo: daria 5,66.

Mas o que essa parolagem quer dizer? Nada! Em outra oportunidade, entrarei aqui em dados econômicos sobre a recuperação de florestas, que também pode trazer divisas para o Brasil. O que interessa agora é corrigir uma grave distorção. Essa meta não nos foi imposta por ninguém. Esse foi um compromisso feito pelo governo brasileiro. E as metas podem ser revistas — e não seríamos o primeiro país a fazê-lo.

É uma fantasia, uma loucura, uma mentira deslavada a afirmação de que o não-cumprimento das metas poderia expor o país a "sanções de força". O homem que vai assumir a Presidência da República está dizendo à sua audiência na Internet que, se o Brasil permanecer no Acordo de Paris e não reflorestar o prometido, pode ser alvo de alguma agressão estrangeira. Muito bem! E por que não seria simplesmente abandonando, então, o tal acordo?

Isso corresponde a enganar a sua audiência — e, no caso, o conjunto dos brasileiros, que ele vai governar em breve.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.