Topo

Reinaldo Azevedo

O 22º ELEMENTO 5: De fato, a tertúlia acadêmica sobre aquecimento interessa menos do que o cumprimento das metas ambientais

Reinaldo Azevedo

10/12/2018 07h16

Uma resposta dada por Ricardo Salles, ministro indicado do Meio Ambiente, está gerando um certo barulho, mas não vejo nela nada de errado se o que ele fala por valer. Indagado sobre o aquecimento global, respondeu:
"Eu acho que não é nem para um lado nem para o outro. Temos um dever de casa para fazer muito tangível relativo à preservação do solo, da água, ar e vegetação. A discussão se há ou não há aquecimento global é secundária. Não vou entrar nesse momento nessa discussão. Porque as questões tangíveis de preservação do meio ambiente, havendo ou não havendo aquecimento global, têm que ser feitas. Portanto, essa discussão neste momento é inócua."

Não vejo nada de preocupante na resposta. A questão do aquecimento e sua causa comporta divergências técnicas e acadêmicas, sim. O que importa é comprometer-se com metas de preservação. Tudo isso, no entanto, será verificado na prática. Jair Bolsonaro e seus seguidores insistem em que é preciso retirar a militância ideológica da questão ambiental. Como diretriz, não vejo nada de errado. Desde que não se substituta, então, uma ideologia pelo seu oposto, em prejuízo da realidade, da objetividade — do meio ambiente, em suma.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.