Topo

Reinaldo Azevedo

O DIPLOMA DE BOLSONARO 4: “A democracia, não nos esqueçamos, repele a noção autoritária do pensamento único”

Reinaldo Azevedo

11/12/2018 07h31

Num país que anda a ouvir expressões da mais pura estupidez, como "direitos humanos para humanos direitos" — como se alguma força tivesse legitimidade para definir qual humano, não sendo direito, não merece ter direitos que o fazem humano —, é bem-vinda a fala da ministra, ausente, infelizmente, no discurso do presidente eleito. A ministra lembrou ainda que esse é um valor consagrado em nossa Constituição, no Inciso V do Artigo 1º, que garante o pluralismo político. Disse ela:
"A democracia, não nos esqueçamos, repele a noção autoritária do pensamento único. É da essência mesma do regime democrático a convivência de opostos, pois, dessa pluralidade, resulta a realização de um dos princípios estruturantes do Estado Democrático de Direito, como expressamente o proclama nossa Constituição".
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.