Topo

Reinaldo Azevedo

O DIPLOMA DE BOLSONARO 6: Presidente eleito vai seguir o mau conselho e anuncia disposição de ignorar o Congresso

Reinaldo Azevedo

11/12/2018 07h28

E, tudo indica, o presidente eleito vai continuar, vamos ver por quanto tempo, a ouvir maus conselheiros. Disse sobre as redes sociais:
"O poder popular não precisa mais de intermediação. As novas tecnologias permitiram uma relação direta entre o eleitor e seus representantes. Nesse novo ambiente, a crença na liberdade é a melhor garantia de respeito aos altos ideais que balizam nossa Constituição".

O presidente eleito parece acreditar que as redes sociais e novas formas de representação podem substituir o Congresso Nacional. Não podem. Mas isso ele só vai aprender na prática. Terá de quebrar um pouco a cabeça. Emmanuel Macron, na França, imaginou que poderia governar o país surfando em ondas de opinião pública e desprezando as relações formais da tal velha política. Seu governo já acabou. Agora é questão de tempo.

Para, como disse, governar para os 210 milhões, Bolsonaro terá de parar de ouvir apenas a sua igreja de pensamento.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.