Topo

Reinaldo Azevedo

O que afirma general não tem como ser posto em prática. Positivismo foi ciência querendo ser religião; religião não pode querer ser ciência

Reinaldo Azevedo

16/10/2018 06h49

O que o general Aléssio Ribeiro Souto diz sobre educação não é operacional. Vai-se instalar uma delegacia de polícia voltada para conteúdo em cada sala de aula do país? Essa é uma daquelas falas do bolsonarismo que geram mais calor do que luz. Precisamos cuidar de uma revolução técnica na educação. A função do governo não é ficar submetendo a história a processos revisionistas ou, sob o pretexto do pluralismo e da não-interferência na convicção das famílias, igualar a crença — um direito, sim! — à ciência.

Ora, general, esse nem parece o Exército que se deixou marcar de forma tão importante pelo Positivismo, uma aposta na ciência que ambicionou ser uma religião. Convém não fazer o contrário: conferir à religião o estatuto de ciência. Cada coisa no seu quadrado. Os crentes certamente acreditam que Deus intercedeu pela recuperação de Bolsonaro, por exemplo. Mas mesmo estes devem reconhecer que a obra de Deus tende a ser mais bem-sucedida, nesses casos, num hospital como o Albert Einstein. E todo o saber científico ali acumulado — o científico, não o religioso — deve mais a Darwin do que a Deus.

Bolsonaro deveria se dar conta de que está prestes a ganhar a eleição. E deveria cobrar de seus colaboradores mais objetividade técnica e menos ideologia. Mais Darwin e menos crendices.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.