Topo

Reinaldo Azevedo

OS BOLSONAROS E O TALIBAN 2: Michelle vai despejar do Alvorada anjos barrocos, Santa Bárbara e mais 3 santos. Mourão vai abrigá-los

Reinaldo Azevedo

18/12/2018 08h10

Michelle Bolsonaro: pensadora, esteta e historiadora da arte decidiu banir algumas obras do Palácio da Alvorada

Vamos ver. Há um par de anjos barrocos na Biblioteca, que será certamente o setor menos frequentado do Palácio da Alvorada. Eu a conheço. Há preciosidades por lá. Nos anos petistas, não foi o lugar mais lustrado pelos sapatos do poder. Não será também desta feita. As origens históricas da Igreja Batista, a original, se confundem com o Barroco, no século XVII. Não havia se manifestado, até o advento de Michelle, a incompatibilidade entre eles — ao menos como manifestações, ambas, da cultura. Mas, acreditem, teremos um governo destinado a assombrar o mundo.

Quatro imagens de santos também serão despejadas do Palácio da Alvorada para poder abrigar Michelle e sua fé excludente. Estão no salão de Música e de Estado. Uma delas é uma Santa Bárbara entalhada em madeira, do século XVIII. Irá, com as demais obras sacras, para o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente — e, pois, a ser ocupada pelo general Hamilton Mourão e sua mulher, que são católicos. Ele receberá as obras de bom grado, em especial a santa, que é padroeira da artilharia, arma a que pertence. Mas a intolerância também chega ao Palácio do Planalto, sem a participação de Michelle, até onde se sabe.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.