Topo

Reinaldo Azevedo

PACOTE DE MORO 5: Fatia do Ministério Público já se manifestou em favor da barganha; defensores públicos do Rio criticam proposta

Reinaldo Azevedo

04/02/2019 08h02

Por aqui, o sistema de "plea bargain" já ganhou entusiastas. O Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos nos Estados e da União (CNPG) enviou a Sérgio Moro em janeiro uma manifestação entusiasmada de apoio. O texto tem lá a sua graça porque admite a ineficiência do sistema. Lê-se no documento:
"Não se pode ignorar a dificuldade quem tem o Judiciário de solucionar tempestiva e satisfatoriamente todos os conflitos que a ele são levados. A Justiça negocial aparece como alternativa legítima, cumprindo de forma célere e segura, a solução dirimente do conflito".

Não está claro o que querem os doutores, não é? Como se nota, descarta-se o Judiciário, mas depois se chama o modelo de "justiça negocial". Justiça sem juízes? Ou os togados seriam meros homologadores dos acordos?

Os defensores públicos do Rio se manifestaram contra a proposta.
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.