Topo

PIB cresce 1% no 1ª trimestre e interrompe queda

Reinaldo Azevedo

01/06/2017 19h04

Dados divulgados hoje pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que a economia brasileira voltou a crescer após oito trimestres seguidos de queda. Nos três primeiros meses de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,0% em relação ao 4º trimestre do ano passado. Tecnicamente, o Brasil deixa o quadro de recessão em que esteve em 2015 e 2016 quando a atividade econômica encolheu 3,8% e 3,6%, respectivamente.

Apesar dos bons números, o "tombo" dos anos anteriores deixa a economia no mesmo patamar de 2010, segundo o Instituto.

Os números ascendentes são creditados em maior parte à agropecuária, que registrou a maior expansão em mais de 20 anos com elevação de 13,4% em relação ao trimestre anterior. A safra recorde de grãos ajudou a impulsionar o resultado. Foi o maior crescimento do setor desde o 4º trimestre de 1996.

A indústria superou dois trimestres de queda alcançando alta de 0,9%. O setor de serviços não teve variação e o dentro dele, as atividades de intermediação financeira e seguros, teve queda de 4% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Outro setor que sofreu retração foi o de comércio, que recuou 2,5% no período.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PIB cresce 1% no 1ª trimestre e interrompe queda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo