Topo

Se PT é oportunista ao protestar contra 1ª Turma, PSDB é o quê ao se calar? Apenas covarde?

Reinaldo Azevedo

27/09/2017 23h25

Sempre me diverte quando uns tontos e umas tontas que nada conhecem de política — confundem seu ódio ou seu oportunismo com pensamento; não têm fontes, não conhecem ninguém — tentam me dar aula para, como é mesmo?, "revelar" o que ainda não percebi. Se é possível desconstruir raciocínios falaciosos até engenhosos, que dificuldade há em fazê-lo com os asininos? Vamos lá.

Como tratei da nota do PT no programa "O É da Coisa", na Band News FM, o coro logo foi entoado: "Você não percebe que o PT só está fazendo isso porque está com medo de que, em seguida, o Lula seja preso?"

Explica-se a ilação: se aquele que era o líder máximo do PSDB recebe uma espécie de semicassação do mandato sem nem ser réu, a chance de que se aplique uma medida restritiva mais forte a Lula, o líder máximo do PT, aumenta, embora as esferas de decisão sejam distintas: no caso do tucano, o STF; no do petista, a 13ª Vara Federal de Curitiba: Sérgio Moro. Um deles me envia uma mensagem assegurando que Lula terá a prisão preventiva decretada por causa dos "recibos falsos" (como ele diz), que serão vistos por Moro como obstrução da Justiça…

Só para efeitos de raciocínio, darei tudo isso como verdade. Também vou considerar aquele velho PT, sobre o qual, há muito, cravei uma frase que foi parar no livro "Máximas de Um País Mínimo". Sobre si e os outros, pensa o partido: "Somos sempre inocentes, mesmo quando culpados; nossos adversários são sempre culpados, mesmo quando inocentes".

Isso é do tempo em que alguns que se oferecem para ser o meu Virgílio nos círculos do inferno ainda faziam cocô na fralda. Alguns deles, hoje em dia, estou certo, comem o cocô…

Muito bem! Digamos que o PT, agora, estivesse com medo da eventual prisão preventiva de Lula e decidisse, por isso, divulgar a nota protestando contra a decisão da Primeira Turma do STF. Logo, não passaria de oportunismo.

Mas há uma coisa a que esse raciocínio não responde: o que explica o silêncio do PSDB? Se os petistas estão sendo táticos e oportunistas, os peessedebistas estão sendo o quê?

Quer que faça como o PT?
"Ah, você acha elogiável o comportamento do PT, Reinaldo, que defende os seus bandidos?", pergunta alguém. Não! Bandidos não devem ser protegidos. Mas não elejo como heróis outros também bandidos que os denunciam, entenderam? Não me peçam para erigir uma estátua, ainda que simbólica, para Antonio Palocci, por exemplo. Ele me provocava repulsa quando petista. Por motivos diferentes, continua repulsivo pra mim.

Mais: sem um mínimo de solidariedade entre seus integrantes, partidos e projetos não avançam. O que se tem é apenas comportamento predatório. A deslealdade, como a covardia, é um defeito de caráter que considero insuportável. E contraproducente.

O PT está pagando, como todos vemos, um alto preço por suas escolhas. Parece que a fatura vai aumentar. Dados o resultado das eleições de 2016 e tudo o que veio depois, convenham: o partido já deveria ter acabado. E não acabou por quê? Porque um tanto de lealdade é importante para que a gente possa definir tanto os que são nossos amigos como os que são os nossos adversários. E eu vou evidenciar isso com um teste prático e bastante eloquente.

Mas que se note: ninguém está pedindo que se faça juízo de mérito sobre a culpa ou inocência de Aécio. O busílis é saber que tratamento dispensar à questão institucional. A questão é saber se daremos a três ministros do STF o direito de rasgar a Constituição e, a um deles, adicionalmente, o de zombar de um senador da República, alvo de sua deliberação, como fez Luiz Fux em relação a Aécio. A questão é saber se cederemos ao terror judicial.

Quem não percebeu isso ainda não entendeu nada. Ou está de má-fé.

Ah, sim: caso o PSDB sobreviva, poderia adotar como símbolo aqueles três macaquinhos…

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Se PT é oportunista ao protestar contra 1ª Turma, PSDB é o quê ao se calar? Apenas covarde? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo