Topo

Secretário do RJ rebate críticas do ministro da Justiça, que vê conluio entre a PM e o crime

Reinaldo Azevedo

31/10/2017 21h29

Roberto Sá, secretário da segurança do RJ e Torquato Jardim, ministro da Justiça

Mais tarde, comento o que segue na Folha:

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, se disse nesta terça-feira (31) indignado com as críticas feitas pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, à condução da segurança pública por parte do governo fluminense.

Segundo Sá, investigações indicam que o tenente-coronel Luiz Gustavo Teixeira, que comandava o 3º Batalhão da Polícia Militar, foi vítima de tentativa de assalto. O oficial foi atacado a tiros em uma rua do Méier, bairro da zona norte carioca.

Em entrevista ao blogueiro do UOL Josias de Souza publicada nesta terça, Torquato declara-se convencido de que o assassinato do comandante do batalhão não foi resultado de um assalto. "Esse coronel que foi executado e ninguém me convence que não foi acerto de contas."

O ministro relatou que conversou sobre o assunto com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e com o secretário de Segurança. Encontrou-os na última sexta-feira (27), em Rio Branco (AC), numa reunião com governadores de vários Estados. "Eu cobrei do Roberto Sá e do Pezão", relata Torquato.

Entretanto, os interlocutores do ministro reiteraram que se tratou de um assalto. E o ministro: "Ninguém assalta dando dezenas de tiros em cima de um coronel à paisana [em verdade, o oficial da PM estava fardado], num carro descaracterizado. O motorista era um sargento da confiança dele."

Ainda segundo o ministro, Pezão e Sá não controlam a Polícia Militar. Para ele, o comando da PM no Rio decorre de "acerto com deputado estadual e o crime organizado." O ministro diz também que os "comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio".

Em nota, o secretário de Segurança refuta as afirmações e diz ter colocado como "premissa básica para assumir o cargo a total autonomia para a escolha dos comandados", feita, segundo ele, a partir de critérios técnicos.

"A despeito de todas as crises pelas quais o Estado passa, incluindo a financeira, que afeta diretamente a remuneração dos agentes públicos, bem como qualquer investimento ou custeio, a Secretaria de Segurança, por meio do incessante trabalho das polícias Civil e Militar, vem mantendo a produtividade em ações, bem como conseguindo reverter a tendência de aumento de alguns indicadores de criminalidade, reduzindo importantes crimes", afirma o comunicado.

"Só posso demonstrar minha surpresa e minha indignação com essas declarações", afirmou o secretário em entrevista à GloboNews. Segundo ele, "ações como essa, comentários genéricos assim, não contribuem para nada."

"Talvez ninguém corte tanto na carne quanto nós", disse, referindo-se aos policiais expulsos da corporação por suspeitas de corrupção. "Se tivesse qualquer tipo de execução ou acerto de contas não esconderíamos. Não estamos aqui para esconder nada de ninguém."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Secretário do RJ rebate críticas do ministro da Justiça, que vê conluio entre a PM e o crime - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo