Na Folha: Barroso, o Licurgo de Ipanema, quer reescrever as Tábuas da Lei; alega que Moisés era gago. Uma fake news bíblica!
Reinaldo Azevedo
20/04/2018 09h18
As Tábuas da Lei depois de sair das mãos de Moisés e cair nas mãos de Roberto Barroso
O mundo conheceu até agora dois grandes legisladores, cada um deles "primus inter pares" desde que não postos em confronto. Houve o Licurgo de Esparta. E há o Licurgo de Ipanema, que também atende por Roberto Barroso, que, li numa entrevista, admira Beethoven e Taiguara. "Gente amarga mergulhada no passado/procurando repartir seu mundo errado"… Numa palestra proferida na segunda passada (16) nas dependências de Harvard, mas não em Harvard, o valente afirmou não ver a necessidade de uma nova Constituinte.
Que coisa! Concordamos nisso e no Beethoven. Mas… Tan, tan, tan, tan! Nos dois casos, deve ser por motivos distintos. Eu quero que a Constituição que temos permaneça. E que seja profundamente reformada por quem tem o poder para fazê-lo: o Congresso. Já o admirador de Taiguara defende a permanência da Carta para continuar a esculhambá-la à vontade. "Só feche o seu livro quem já aprendeu/Só peça outro amor quem já deu o seu".
Se o Altíssimo cochilar, Barroso ataca. Anda de olho nos Dez Mandamentos. No papel de Moisés, teria dado um truque nas Tábuas da Lei antes de terminar de descer o Sinai.
Do Êxodo, ele gosta daquela parte em que Deus manda o povo ficar longe… "Alteraste, Barrosão, o que cravei a fogo na pedra? Como ousas?" Agastado, responderia: "Vós sois uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia!" E, depois de ensaiar, sem gaguejar! Emendaria outro belo pensamento, adaptando o que dissera sobre a Constituição ao negar o habeas corpus a Lula: "Essas Tábuas da Lei são apenas princípios; não são normas". Se Barroso fosse Moisés, ele próprio esculpiria um Bezerro de Ouro por dia.
(…)
Íntegra aqui
Sobre o autor
Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.
Sobre o blog
O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.