Topo

Desta feita, Marina preferiu abandonar as vestes de tecido cru da beata da floresta e envergar hábito da Torquemada anticorrupção

Reinaldo Azevedo

23/04/2018 07h57

Marina Silva: desta feita, ela deixou a clorofila pra lá. Trocou o discurso natureba ela chave de cadeia

Marina Silva (Rede), pré-candidata da Rede, mudou, não sei se já perceberam, o seu discurso. Ela se deu conta de aquela tradicional mistura de misticismo light com clorofila acaba falando sempre aos mesmos. Ou até me corrijo um pouco: ela perdeu eleitorado. Observem que, desta feita, o meio ambiente está ausente da fase de pré-campanha. Ela preferiu abandonar as vestes de tecido cru de beata da floresta e envergar o hábito da Torquemada contra a corrupção. Nenhuma outra figura da vida pública, com a provável exceção de Álvaro Dias (Podemos), busca colar com tamanho afinco à sua imagem à da Lava Jato.

Aquela personagem quase etérea, como se saída do filme "Avatar", agora recheia a sua fala, para lembrar o poeta João Cabral de Melo Neto, de carnaduras bem mais concretas. E não! Ela não está disposta a dar pistas do que faria com a economia ou com a Previdência. Sua pregação assumiu materialidade de um outro jeito; seu discurso ganhou grades. Ao se manifestar sobre a condenação e prisão de Lula, preferiu cobrar cadeia também a outros, de outras legendas.

Hoje em dia, a mensagem de Marina consiste no seguinte: pouco importa se a Lava Jato comete ou não exageros ou injustiças. Basta que se distribuam condenações e prisões por outros partidos, e a Justiça estará sendo feita. Caso se juntasse a Joaquim Barbosa, como sonharam alguns, seria uma espécie de samba de uma nota só a duas vozes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Desta feita, Marina preferiu abandonar as vestes de tecido cru da beata da floresta e envergar hábito da Torquemada anticorrupção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo