Topo

Isso é que é renovação! Políticos articulam chapas em família para eleições em ao menos cinco estados

Reinaldo Azevedo

21/05/2018 07h45

Vestidos de forma exatamente igual, pai e filho caminham pelas ruas de Junqueiro, no Agreste alagoano.

A agenda é administrativa, mas traz uma cena que deve se repetir na campanha: pela primeira vez, Renan Calheiros, 62, e Renan Filho, 38, disputarão juntos uma eleição majoritária. O pai tentará se manter no Senado e o filho disputa a reeleição para o governo de Alagoas.

Assim como os Calheiros, políticos articulam chapas majoritárias em família em outros quatro estados, com parentes pré-candidatos ao governo e Senado. Em outros três estados, disputarão eleições majoritárias um filho e dois irmãos de pré-candidatos a Presidência.

Os dois filhos do ex-presidente José Sarney, 88, também vão dividir a chapa majoritária pela primeira vez.

Roseana (MDB), 64, tentará seu quinto mandato como governadora do Maranhão e terá seu irmão, Zequinha (PV), 60, concorrendo ao Senado. Deputado federal desde 1983, ele disputará um cargo majoritário pela primeira vez.

Ambos receberão o voto do pai, que transferiu o título para o Maranhão depois de 28 anos representando o Amapá.

A situação é semelhante no Pará e em Sergipe. Helder Barbalho (MDB), 38, concorrerá ao governo do Pará pela segunda vez. Mas agora deverá ter o pai, senador Jader Barbalho (MDB), 73, como companheiro de chapa.

Em Sergipe, o deputado Valadares Filho (PSB), 37, e o senador Valadares (PSB), 75, concorrem, respectivamente, ao governo e ao Senado.

Valadares diz que ele e o filho vão "para uma disputa de vida ou morte" já que, se perderem, a família ficará sem representante no Congresso.
(…)
Por João Pedro Pitombo, na Folha

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Isso é que é renovação! Políticos articulam chapas em família para eleições em ao menos cinco estados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo