Topo

Deus o fez assim, diz papa a homem gay

Reinaldo Azevedo

22/05/2018 07h04

Um chileno que sofreu abuso sexual de religiosos afirmou que o papa Francisco lhe disse, durante uma conversa privada, que Deus o fez gay e o ama dessa maneira, segundo o jornal espanhol El Pais.

O Vaticano não quis comentar. Alguns ativistas consideraram que, se confirmada, a declaração do papa terá sido uma forte demonstração de tolerância em relação à homossexualidade, algo que a Igreja Católica tradicionalmente rejeita.

Em entrevista publicada no domingo (20), a vítima de abuso Juan Carlos Cruz afirmou ao jornal espanhol que o papa lhe disse: "O fato de você ser gay não importa".

"Deus o fez assim e o ama dessa maneira, e para mim não importa. O papa o ama dessa maneira, e você deve ser feliz do jeito que é", disse Francisco, segundo Cruz.

Cruz um dos principais impulsionadores das denúncias de abuso no Chile e uma das vítimas de abuso que foram convidadas para um encontro com o papa neste mês.

Após uma audiência com o pontífice na semana passada, todos os bispos chilenos apresentaram sua renúncia, devido ao escândalo de pedofilia no país.

Desde que foi eleito papa, em 2013, Francisco mudou dramaticamente a linguagem da igreja em relação aos gays.

"Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgar?", afirmou ele em sua primeira viagem internacional, em 2013.
(…)
Na Folha

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deus o fez assim, diz papa a homem gay - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.


Reinaldo Azevedo